top of page
suporte whats

Corporate Training

Welcome to Engenharia & Cia, your partner in technical and professional development!

At Engenharia & Cia, we understand that each client has unique needs.

 

That is why we take pride in offering fully customized technical courses and training programs, designed to align perfectly with your goals and specific requirements.

 

Check below a list of the main corporate training sessions we have already delivered.

Main Clients:

2025.05.21 clientes.png
mosaic desfocada.png

Training List

MEMBRO YOUTUBE Y.png

ATVOS VÁLVULAS INDUSTRIAIS

Neste treinamento, foram abordados de forma clara e objetiva os principais conceitos sobre válvulas industriais.

O conteúdo incluiu definição, classificação, construção e funcionamento de diversos tipos de válvulas, como gaveta, globo, esfera, borboleta, retenção, segurança e controle. Também foram exploradas as classes de pressão, os coeficientes de vazão (CV e KV) e as perdas de carga.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

EB BOMBA CENTRÍFUGA: CONCEPÇÃO E FUNCIONAMENTO

Neste treinamento, foram abordados os principais fundamentos sobre bombas centrífugas, começando pela definição e classificação das bombas quanto à transformação de energia, com destaque para as diferenças entre bombas hidrostáticas (ou de deslocamento positivo) e hidrodinâmicas.

Também foram exploradas as classificações e os componentes das bombas centrífugas, como rotor, voluta, difusor, eixo, selos, mancais e acoplamentos, além de conceitos essenciais para o entendimento de seu funcionamento, como viscosidade, pressão, altura manométrica, potência, rendimento e NPSH.

O conteúdo incluiu ainda o princípio de funcionamento das bombas centrífugas, análise das curvas características, perdas de carga, curva do sistema, ponto de operação, BEP e cavitação.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

EB BOMBA CENTRÍFUGA: MONTAGEM EM MANUTENÇÃO

Neste treinamento, foram abordados os procedimentos de montagem, desmontagem e manutenção de bombas centrífugas, incluindo balanceamento, alinhamento (com diferentes métodos), instalação de retentores, gaxetas e selos mecânicos, além de testes de vazamento e lubrificação de mancais.

Também foram tratados os cuidados na operação das bombas, desde a partida até a parada, e as técnicas de escorvamento. Por fim, foram discutidos os problemas mais comuns em campo, como falhas de descarga, baixa pressão e desgaste prematuro dos selos.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

EB TORQUE EM PARAFUSOS

Neste treinamento, foram abordados os fundamentos para a correta especificação e aplicação de parafusos em sistemas mecânicos e estruturais.

O conteúdo incluiu tipos de roscas, cabeças, pontas, materiais, classes de resistência e os procedimentos para identificação de parafusos.

Também foram exploradas as juntas parafusadas, o conceito de torque, métodos de aplicação, ferramentas utilizadas (como torquímetros e torqueadeiras), além de boas práticas de segurança, lubrificação, uso de arruelas e aplicação de trava rosca.

A parte prática envolveu a instalação e operação de uma torqueadeira hidráulica.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

ELDORADO ESPECIFICAÇÃO DE BOMBAS

Neste treinamento, foram abordados os fundamentos da mecânica dos fluidos aplicados ao funcionamento e especificação de bombas centrífugas.

O conteúdo incluiu propriedades dos fluidos, estática e cinemática, equação da energia, perda de carga e potência hidráulica.

Também foram apresentados os principais componentes e o funcionamento das bombas centrífugas, curvas características, ponto de operação, escorvamento, cavitação e NPSH. Ao final, foi realizada uma atividade prática de especificação de bomba centrífuga para aplicação industrial.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

EMBRASEAL BOMBAS CENTRÍFUGAS E BOMBAS DE VÁCUO

Neste treinamento, foram abordados os principais conceitos relacionados à definição, classificação, componentes e funcionamento de bombas centrífugas e de vácuo. Foram exploradas as diferenças entre bombas hidrostáticas e hidrodinâmicas, além das classificações específicas das bombas centrífugas quanto à construção, rotores, vedação e autoescorvamento.

O conteúdo também incluiu fundamentos como pressão, vazão, altura manométrica, rendimento, curvas características, ponto de operação, NPSH e cavitação. Na parte dedicada às bombas de vácuo, foram discutidos seus componentes, funcionamento, influência da água do anel líquido e aspectos de manutenção.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

GF ESPECIFICAÇÃO DE BOMBAS

Neste treinamento, foram apresentados os fundamentos da mecânica dos fluidos, propriedades básicas, estática, cinemática e equação da energia e sua aplicação direta aos sistemas de bombeamento.

Os participantes revisitaram conceitos como pressão absoluta e relativa, número de Reynolds, vazão, perdas de carga distribuídas e localizadas, além de potenciais hidráulicos e rendimento de bombas.

Na sequência, foram detalhados o funcionamento das bombas centrífugas, suas curvas características, ponto de operação, escorvamento, cavitação e NPSH.

O módulo final guiou, passo a passo, a especificação de bombas para água limpa e para esgoto submersível, solidificando o aprendizado com exercícios práticos.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

GF NOÇÕES BÁSICAS DE HIDRÁULICA

Este treinamento abordou os conceitos fundamentais da hidráulica, iniciando com as propriedades dos fluidos, como densidade e viscosidade, e avançando para os princípios da estática dos fluidos, incluindo pressão, carga de pressão, vasos comunicantes e tipos de medições.

Também foram apresentados conceitos essenciais como energia do fluido, perda de carga, vazão, altura manométrica e pressão diferencial.

Na parte final, os participantes conheceram os principais componentes e o funcionamento de bombas centrífugas, além da interpretação de suas curvas e da associação entre bombas.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

GF ATERRAMENTO ELÉTRICO

Este treinamento abordou os principais conceitos relacionados a sistemas de aterramento, com base em normas técnicas e aplicações práticas. Foram explorados os tipos de esquemas de aterramento (TN, TT e IT), o funcionamento do SPDA (sistema de proteção contra descargas atmosféricas) e os riscos de choques elétricos.

Também foram discutidas as correntes de falta à terra, os condutores de proteção (PE), a equipotencialização, além de considerações sobre hastes de aterramento, corrosão, interligações e distâncias mínimas.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

GF DIMENSIONAMENTO DE CABOS ELÉTRICOS

Este treinamento abordou os critérios técnicos e normativos para o correto dimensionamento de condutores elétricos, com foco na segurança, eficiência e conformidade das instalações.

O conteúdo incluiu critérios baseados na seção mínima, capacidade de corrente, queda de tensão, curto-circuito, sobrecarga, e dimensionamento do neutro e do condutor de proteção (PE).

Foram explorados também os fatores de correção para diferentes métodos de instalação, temperaturas, resistividade do solo, agrupamento de cabos e uso de condutores de alumínio.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

GF MPS MEDIDAS DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS

Neste treinamento, foram abordados os conceitos essenciais para proteção contra surtos em sistemas elétricos, iniciando com a identificação dos tipos de surtos, formas de onda, zonas de proteção e suportabilidade a impulsos. Também foram discutidas medidas de proteção, roteamento de linhas, blindagens (espacial e de linhas) e técnicas de equipotencialização.

O conteúdo incluiu ainda o funcionamento e os tipos de Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS), critérios para sua especificação, grandezas elétricas envolvidas e cuidados com os condutores de conexão.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

GF NOÇÕES BÁSICAS DE ELÉTRICA

Neste treinamento, foram abordados os principais conceitos de grandezas elétricas, como tensão, corrente, resistência, potência (ativa, reativa e aparente), fator de potência, impedância, harmônicos, entre outros. Também foram discutidos os tipos de cargas (resistivas, capacitivas e indutivas) e as conexões estrela e delta.

O conteúdo incluiu ainda cálculos elétricos essenciais, como potência, curto-circuito e queda de tensão, além de noções sobre balanceamento de fases, normas técnicas, graus de proteção IP e classificações ambientais. Por fim, foram exploradas condições que afetam a segurança em instalações elétricas, incluindo fatores como radiações, altitude, poluição, vibrações e resistência elétrica do corpo humano.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

GF NR10 SEGURANÇA EM INSTAÇÕES ELÉTRICAS

Neste treinamento, foram abordados os principais conceitos e exigências relacionados à segurança em instalações elétricas, com base na NR 10 e na norma NBR 5410:2004.

Foram discutidas as características dos choques elétricos, zonas de risco, procedimentos de desenergização e reenergização, análise de riscos, sinalização e documentação obrigatória.

Também foram apresentadas as exigências normativas quanto à proteção contra contatos diretos e indiretos, como barreiras, invólucros e isolamentos.

O conteúdo incluiu o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e Individual (EPI), além de acessórios de segurança aplicados em equipamentos elétricos, como travas, acionamentos, capas e kits de bloqueio.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

GR PROTEÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXAS TENSÕES

Neste treinamento, foram abordados os fundamentos e dispositivos aplicados à proteção de sistemas elétricos de baixa tensão, com base em normas técnicas e práticas do setor.

Foram discutidos os conceitos de proteção contra sobrecargas e curto-circuitos, bem como a aplicação e funcionamento de dispositivos como relés de sobrecarga, disjuntores termomagnéticos, disjuntores-motor, disjuntores eletrônicos e diversos tipos de fusíveis.

O conteúdo também incluiu interruptores seccionadores, proteção diferencial residual (DR), dispositivos contra surtos (DPS), supervisores de isolamento (DSI) e critérios de seletividade.

O treinamento foi complementado com exemplos práticos de dimensionamento e comparação entre soluções com disjuntores e fusíveis, capacitando os participantes para especificar proteções eficazes em instalações elétricas.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

GF SPDA SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS

Neste treinamento, foram abordados os fundamentos e requisitos técnicos para o projeto, instalação e manutenção de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), conforme a norma ABNT NBR 5419:2015.

O conteúdo incluiu a análise de risco e os três subsistemas do SPDA: captação, descida e aterramento, com ênfase em métodos normatizados, aspectos construtivos e materiais recomendados.

Também foram explorados conceitos de SPDA interno, incluindo equipotencialização de estruturas metálicas, linhas conectadas e sistemas internos.

Por fim, o treinamento abordou medidas de proteção contra tensões de toque e passo, oferecendo orientações práticas e seguras para aplicação em edificações e instalações industriais.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

GKT ENSAIOS DESTRUTIVOS E NÃO-DESTRUTIVOS

Neste treinamento, foram apresentados os principais métodos de avaliação de materiais, divididos em ensaios destrutivos e não destrutivos.

Na parte destrutiva, os participantes revisitaram os ensaios de tração, impacto (Charpy e Izod), dobramento e estampabilidade de Erichsen, com ênfase na construção de diagramas tensão-deformação, procedimentos normativos e aplicações práticas para análise de resistência e ductilidade.

Em seguida, foram explorados os ensaios não destrutivos, começando pelos diversos métodos de dureza (Brinell, Rockwell, Vickers e Shore) e suas escalas, cuidados de execução, simbologia e normas.

O conteúdo avançou para testes hidrostáticos, de estanqueidade, líquido penetrante, radiografia industrial, ensaio magnético e ultrassom, detalhando princípios de funcionamento, sequência de execução, vantagens, limitações e exemplos de aplicação em soldas, chapas e peças acabadas.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

IGUA BOMBAS CENTRÍFUGAS

Neste treinamento, foram abordados os principais aspectos relacionados às bombas centrífugas, desde os conceitos básicos, classificações e componentes até o funcionamento, montagem, manutenção e operação segura.

O conteúdo incluiu o estudo detalhado das bombas hidrostáticas e hidrodinâmicas, funcionamento de bombas autoescorvantes, curvas características, ponto de operação, NPSH, cavitação e escorvamento. Também foram abordadas as práticas de montagem, alinhamento, instalação de vedações, testes de vazamento e lubrificação.

A operação correta, os procedimentos de partida e parada, além dos problemas mais comuns em campo, como falhas de pressão, vazamentos e consumo excessivo, também fizeram parte do treinamento.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

IGUA MOTORES ELÉTRICOS DE INDUÇÃO

Neste treinamento, foram abordados de forma abrangente os motores elétricos de indução trifásicos, incluindo seus princípios de funcionamento, classificações, características construtivas, conceitos fundamentais (como torque, potência, rendimento, escorregamento e fator de potência) e sistemas de alimentação.

O conteúdo explorou os métodos de partida, como partida direta, estrela-triângulo, compensadora, soft starter e inversor de frequência, destacando suas aplicações, vantagens e limitações.

Também foram tratados temas como regimes de serviço, influência das condições ambientais, proteção térmica, leitura da placa de identificação e manutenção preventiva e corretiva.

Por fim, foram apresentadas instruções práticas de instalação, alinhamento, lubrificação, substituição de rolamentos e execução de ensaios.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

IGUA COLETOR DE VIBRAÇÕES FLUKE

Neste treinamento, foram abordados os procedimentos de uso e configuração do coletor e analisador de vibração FFT Fluke 810. Os participantes aprenderam sobre as características técnicas do equipamento, normas de segurança, acessórios, conexão dos sensores e modos de operação.

Foram detalhadas as etapas de configuração do instrumento, criação e edição de máquinas, coleta e análise de dados diretamente no equipamento, além da integração com o software para PC.

O conteúdo incluiu a transferência e gerenciamento de dados, importação e exportação de configurações e diagnósticos, bem como o uso das principais funcionalidades do software.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

IGUA VEDAÇÃO INDUSTRIAL (GAXETA E SELO)

Neste treinamento, foram abordados os principais tipos de elementos de vedação utilizados em sistemas industriais, com foco em gaxetas de compressão e selos mecânicos.

O conteúdo incluiu definições e aplicações de O-rings, juntas, retentores, labirintos e gaxetas, além dos critérios de seleção baseados em tamanho, temperatura, aplicação, produto, pressão e velocidade.

Foram apresentados os tipos, materiais e lubrificantes utilizados em gaxetas, procedimentos de instalação e o conceito de vazamento residual aceitável.

Na parte de selos mecânicos, o treinamento abordou funcionamento, formas construtivas, classificação por molas, selos simples e duplos, instalação, testes de vazamento e planos de selagem segundo a norma API.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

LIEHBERR TESTE ESTANQUEIDADE - TESTE HIDROSTÁTICO

Neste treinamento, foram abordados os principais métodos de verificação da integridade de sistemas pressurizados por meio de ensaios de estanqueidade, hidrostáticos e pneumáticos.

O conteúdo incluiu os fundamentos e aplicações de cada ensaio, técnicas de execução, critérios de aceitação, normas nacionais e internacionais (como ASME, ISO, ABNT e NR-13), além das formas corretas de documentação e interpretação dos resultados.

Foram apresentados os principais métodos de detecção de vazamentos, como formação de bolhas, uso de gás hélio e espectrômetro de massa, além dos erros comuns na execução.

Também foram abordadas as diferenças entre os testes hidrostático e pneumático, com suas vantagens, limitações e campos de aplicação.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

MECAINOX ESPECIFICAÇÃO DE BOMBAS

Neste treinamento, foram abordados os conceitos essenciais da mecânica dos fluidos aplicados ao funcionamento e dimensionamento de bombas centrífugas.

O conteúdo incluiu propriedades dos fluidos (densidade, viscosidade, pressão), estática e cinemática dos fluidos, equação da energia, vazão, velocidade média e número de Reynolds.

Também foram explorados os cálculos de perda de carga, tanto distribuída quanto localizada, com uso de ferramentas como o diagrama de Moody e a equação de Swamee-Jain. Na parte aplicada, o treinamento detalhou o funcionamento das bombas centrífugas, seus principais componentes, curvas características, ponto de operação (PO), BEP, escorvamento, cavitação e NPSH.

Por fim, foi apresentada uma metodologia passo a passo para a especificação correta de bombas centrífugas, proporcionando uma base sólida para profissionais envolvidos em projetos, operação e manutenção de sistemas de bombeamento.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

MOSAIC BOMBAS CENTRÍFUGAS - ALINHAMENTO NA PRÁTICA

Neste treinamento, foram abordados os principais conceitos sobre bombas centrífugas, incluindo sua classificação, componentes, princípio de funcionamento, curvas características, ponto de operação, cavitação e escorvamento.

Também foram explorados os procedimentos de montagem, desmontagem, alinhamento de eixos (com foco no uso do alinhador a laser), instalação de vedações e lubrificação.

Por fim, foram apresentados os cuidados na operação, como partida, parada e testes de vedação.

O treinamento foi concluído com uma aula prática de alinhamento, consolidando o aprendizado técnico e aplicado.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

OMEL BOMBAS DOSADORAS

Neste treinamento, foram abordados os princípios de funcionamento e a classificação das bombas quanto à transformação de energia e à função, com destaque para as bombas dosadoras.

O conteúdo incluiu os principais tipos de bombas dosadoras, como pistão, êmbolo, diafragma, peristáltica e eletromagnética, além dos métodos de controle de vazão e uso de válvulas de retenção.

Foram apresentadas diversas aplicações industriais, como no tratamento de água, indústrias química, alimentícia, farmacêutica, agrícola, entre outras.

Por fim, o treinamento destacou os modelos de bombas dosadoras fabricadas pela OMEL, suas características e variações.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

OMEL BOMBAS CENTRIFUGAS

Neste treinamento, foram abordados os princípios fundamentais das bombas centrífugas, incluindo sua definição, classificação quanto à transformação de energia e à função.

O conteúdo explorou detalhadamente as bombas hidrostáticas e hidrodinâmicas, suas diferenças e aplicações.

Foram apresentados os principais tipos e componentes das bombas centrífugas, bem como seu funcionamento, curvas características, perdas de carga, ponto de operação, cavitação, NPSH e escorvamento. O treinamento também incluiu o estudo de bombas com rotor Vortex e bombas autoescorvantes.

Na parte final, foram destacadas as principais linhas de bombas centrífugas fabricadas pela OMEL, com descrição dos parâmetros operacionais, características construtivas, aplicações e curvas de desempenho, abrangendo modelos ANSI, API, Vortex, In-line, verticais e com acoplamento magnético.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

OMEL BOMBAS DE VÁCUO DE ANEL LÍQUIDO

Neste treinamento, foram apresentados os conceitos fundamentais de pressão, densidade, viscosidade, potência hidráulica, rendimento e cavitação, com foco em aplicações envolvendo vácuo.

O conteúdo abordou os princípios de funcionamento das bombas de vácuo de anel líquido, seus componentes, curvas características e a influência da água do anel líquido sobre o desempenho do equipamento.

Foram destacadas ainda as condições que favorecem a cavitação e a importância do controle da temperatura e qualidade da água.

Na parte final, o treinamento explorou os principais modelos de bombas de vácuo e compressores fabricados pela OMEL, como as linhas BVM, BLN, BLA e BKA, além de sistemas de vácuo e configurações típicas de aplicação.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

OMEL ESPECIFICAÇÃO DE BOMBAS

Este treinamento apresentou os fundamentos da mecânica dos fluidos, abordando as propriedades físicas dos fluidos, conceitos de pressão, tipos de escoamento, equação da energia e perda de carga em sistemas hidráulicos.

Também foram explicados o funcionamento das bombas centrífugas, seus principais componentes, curvas características, escorvamento, ponto de operação, rendimento e fenômeno da cavitação.

Na parte final, o conteúdo focou na especificação técnica de bombas centrífugas com base em exercícios práticos de instalação, utilizando bombas padrão ANSI e API.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

OMEL ROTÂMETROS

Neste treinamento, foram abordados os conceitos fundamentais dos medidores de vazão, com foco especial no rotâmetro.

Explicou-se sua construção, princípio de funcionamento, relação com pressão e temperatura, além das principais vantagens, limitações e aplicações em líquidos e gases.

Também foram discutidas as boas práticas de instalação, operação, manutenção e calibração. Por fim, apresentou-se a linha de rotâmetros fabricados pela OMEL, detalhando modelos como P, 1P5P, J, T, N, M250 e R4M, incluindo suas características, materiais e benefícios.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

OMEL SOPRADORES ROOTS E BOMBAS DE VÁCUO DE LÓBULOS

Neste treinamento foram apresentados os fundamentos das máquinas de fluido, incluindo a distinção entre máquinas de fluxo e de deslocamento positivo.

O conteúdo abordou ventiladores, sopradores e compressores, com foco especial nos sopradores de lóbulos Roots, explicando seu princípio de funcionamento, forma construtiva, tipos de lóbulos e comparação entre modelos dinâmicos e volumétricos.

Também foram detalhados os sopradores e bombas de vácuo Roots da OMEL, como os modelos SR, SRT, SR/OF, SRT/OF e VRT/PA, destacando desempenho em pressão e vazão, características de projeto, vedações, materiais, sistemas de lubrificação e os acessórios da linha Blazer.

O treinamento foi concluído com aplicações práticas em setores como tratamento de água, transporte pneumático, secagem de materiais, moldagem a vácuo, agitação química e incineração, oferecendo uma visão completa para especificação e

MEMBRO YOUTUBE Y.png

OMEL VÁLVULAS DE MANGOTE

Neste treinamento foram apresentados os conceitos fundamentais das válvulas mangote, explicando o que são, como funcionam, seus componentes, vantagens e desvantagens, símbolo em diagramas P&ID, aplicações e o conceito de coeficiente de vazão (CV).

Também foram detalhados os modelos fabricados pela OMEL, como as válvulas NT para baixa pressão e NT-AP para alta pressão, incluindo suas variações, dados operacionais, materiais de construção e respectivos valores de CV.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

PHIBRO BOMBAS CENTRÍFUGA: CONCEITO E PRÁTICA

Neste treinamento foram abordados os conceitos fundamentais sobre bombas, com destaque para a classificação entre bombas hidrostáticas e hidrodinâmicas.

Foram apresentados os principais tipos e componentes das bombas centrífugas, assim como seu princípio de funcionamento, curvas características, rendimento, NPSH e cavitação.

Também foram discutidos procedimentos de montagem, desmontagem, alinhamento, instalação de vedadores, testes de vazamento e lubrificação.

A parte final incluiu a operação das bombas, identificação de falhas comuns e uma aula prática com montagem e desmontagem de uma bomba KSB e de selos mecânicos.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

RAIZEN BOMBAS CENTRIFUGAS

O treinamento abordou os princípios fundamentais das bombas, com foco na distinção entre bombas hidrostáticas (de deslocamento positivo) e hidrodinâmicas (de fluxo). Foram exploradas as classificações das bombas centrífugas quanto à orientação, suporte, número de rotores, conexões, acionamento e tipo de rotor.

Apresentou-se detalhadamente os componentes das bombas, incluindo rotor, vedação, mancais e acoplamento. Também foram tratados o funcionamento, curvas características, cavitação, escorvamento, ponto de operação e conceito de BEP.

A parte prática do curso abordou montagem, desmontagem, alinhamento (inclusive com laser), instalação de retentores, selos mecânicos e lubrificação, além de procedimentos operacionais como partida, parada e transporte da bomba.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

STATKRAFT TURBINA EÓLICA NÍVEL 1

O treinamento abordou os principais aspectos relacionados a gear boxes, incluindo seus tipos, aplicações, componentes, boas práticas de operação e manutenção, além de noções básicas de boroscopia e interpretação de resultados.

Também foram discutidos os sistemas hidráulico e de arrefecimento, melhorias aplicáveis e a substituição de rolamentos.

Na sequência, abordou-se o funcionamento e manutenção de unidades hidráulicas, com foco em práticas recomendadas e otimizações.

O conteúdo incluiu ainda um minicurso sobre rolamentos de pitch e a aplicação prática da boroscopia em turbinas eólicas.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

VALLAIR ACESSÓRIOS E INSTRUMENTAÇÃO

O treinamento apresentou os principais acessórios utilizados com bombas e sistemas industriais, incluindo amortecedores de pulsação, válvulas de alívio, válvulas de contrapressão, válvulas híbridas, colunas de calibração, selo diafragma e o sistema Spill Stop para prevenção de vazamentos.

Também foram destacados os acessórios fabricados pela Blacoh Industries.

Na parte de instrumentações, o conteúdo abordou o conceito de instrumentos, cilindros de ar de diafragma (com suas características, especificações e peças de reposição), filtros reguladores e uma ampla gama de reguladores de pressão, relés pneumáticos e transdutores da Bellofram.

O treinamento também tratou dos servo controladores eletropneumáticos, com foco nos tipos, aplicações e especificações técnicas.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

VALLAIR BOMBAS CENTRÍFUGAS

Este treinamento abordou os fundamentos e aplicações das bombas centrífugas, começando com a definição e classificação quanto à transformação de energia (hidrostáticas e hidrodinâmicas), seguido pela análise das características construtivas, componentes principais e princípios de funcionamento, incluindo curvas características, cavitação, escorvamento, BEP e NPSH.

Também foram detalhados os diferentes tipos de bombas centrífugas distribuídas pela Vallair, com foco nas linhas Argal e OMEL, destacando bombas com acoplamento magnético, bombas autoescorvantes, periféricas, verticais e para aplicações com produtos químicos ou ambientes corrosivos. Cada modelo foi apresentado com suas particularidades de construção, materiais, curvas de desempenho, aplicações típicas e certificações como ATEX e API.

O conteúdo forneceu uma visão ampla e técnica para profissionais que trabalham com seleção, aplicação e manutenção de bombas centrífugas em diversos contextos industriais.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

VALLAIR BOMBAS DOSADORAS

O treinamento apresentou inicialmente a classificação das bombas segundo a forma de transformação de energia (hidrostáticas e hidrodinâmicas) e segundo sua função (transferência ou dosagem).

Em seguida, foram explorados os principais tipos de bombas dosadoras: pistão, êmbolo, diafragma, peristáltica e eletromagnética, além dos métodos de variação de vazão e o papel das válvulas de retenção.

Também foram abordadas diversas aplicações industriais das bombas dosadoras, como no tratamento de água, indústrias química, alimentícia, farmacêutica, agrícola, papel e celulose, tintas, cosméticos, metais e petróleo.

Por fim, foram detalhados os modelos comerciais trabalhados pela Vallair, incluindo bombas de pistão e diafragma da OMEL, peristálticas da Ragazzini, Stenner e Kronos, além das bombas eletromagnéticas da Seko, com destaque para suas características, acionamentos e aplicações específicas.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

VALLAIR BOMBAS PERISTÁLTICAS

O treinamento apresentou a definição e classificação das bombas, com foco nas bombas peristálticas. Foram abordados seus componentes, princípio de funcionamento, curvas características, lubrificação e principais modelos (séries PSF, MS, SDF e SDR).

Também foram discutidas orientações para transporte, critérios para seleção da bomba ideal e aplicações industriais, como produtos abrasivos, corrosivos, viscosos, com sólidos e em setores como cerâmica, cervejaria e química.

Por fim, abordaram-se a vida útil dos mangotes, limitações das bombas peristálticas e a diferença entre bombas de roletes e de sapatas.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

VALLAIR BOMBAS PNEUMÁTICAS

O treinamento abordou a definição e classificação das bombas, destacando os conceitos fundamentais como pressão, vazão, NPSH, potência e altura manométrica.

Em seguida, apresentou o funcionamento e os principais componentes das bombas pneumáticas, além de suas vantagens, limitações e curvas de desempenho.

Também foram discutidos critérios para especificação, incluindo altura de sucção e temperatura, e apresentados os modelos distribuídos pela Vallair, como as séries HY, Libélula-P, sanitárias, com crivo e para aplicações pesadas.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

VALLAIR ESPECIFICAÇÃODE BOMBAS CENTRÍFUGAS

Neste treinamento foram abordados os princípios fundamentais da mecânica dos fluidos, incluindo propriedades físicas como viscosidade, pressão, vazão e energia. Foram explicadas as equações da continuidade e da energia, além do cálculo das perdas de carga distribuídas e localizadas.

Também foram explorados o funcionamento das bombas centrífugas, seus componentes, curvas características, escorvamento, cavitação, NPSH e métodos de especificação.

Por fim, houve aplicação prática por meio de exercícios com diferentes tipos de instalações de bombeamento.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

VALLAIR PEÇAS E ASSISTÊNCIA PARA BOMBAS PERISTÁLTICAS

Neste treinamento foram apresentados os fundamentos das bombas peristálticas, com foco nos componentes principais, princípio de funcionamento, curvas características e lubrificação.

Foram detalhadas as séries industriais PSF, MS, SDF e SDR.

Também foram abordados aspectos importantes sobre transporte, vida útil dos tubos, práticas de manutenção preventiva e corretiva, incluindo substituição de mangotes e peças sobressalentes.

O conteúdo foi complementado com uma aula prática de desmontagem, troca de mangote e remontagem.

MEMBRO YOUTUBE Y.png

VALLAIR PEÇAS E ASSISTÊNCIA PARA BOMBAS PNEUMÁTICAS

O treinamento abordou os fundamentos das bombas pneumáticas, incluindo seus componentes, princípio de funcionamento e principais características. Foi apresentada a linha de bombas da série HY, com orientações sobre identificação, materiais, símbolos do manual e instruções de instalação.

Também foram explorados tópicos de operação, lubrificação, manutenção preventiva e corretiva, além de orientações para diagnóstico de falhas.

O conteúdo foi finalizado com uma aula prática de desmontagem, troca de diafragmas e esferas, e remontagem do equipamento.

lista

Technical Training in Pumps and Industrial Equipment

The operation and maintenance of industrial equipment require solid technical knowledge to ensure efficiency, safety, and reliability. Among the most relevant topics in industrial environments are pumps, compressors, valves, mechanical seals, and hydraulic systems, each playing an essential role in fluid transport processes and energy generation.

Pumps and hydraulic systems

 

Industrial pumps are responsible for moving liquids in applications such as water supply, chemical processes, mining, and energy. Understanding performance curves, NPSH, cavitation, efficiency, and proper selection is fundamental to avoiding failures, reducing costs, and extending equipment life.

 

Compressors and fans

 

Compressors and fans supply air and gases for a wide range of applications. Concepts such as pressure, flow, efficiency, preventive maintenance, and failure analysis are decisive for operational reliability.

 

Valves and flow control

 

Industrial valves regulate, isolate, and direct fluid flow. Knowing their types (globe, gate, ball, butterfly, among others), materials, selection criteria, and maintenance practices ensures greater system safety and efficiency.

 

Mechanical seals and reliability

 

Mechanical seals prevent leaks in rotating equipment and play a central role in reliability. Proper installation, correct seal selection, and monitoring practices reduce maintenance costs and increase machine availability.

 

Reliability and predictive maintenance

 

In addition to equipment knowledge, practices such as shaft alignment, rotor balancing, and vibration monitoring directly contribute to reliability. Mastering these techniques reduces unplanned downtime and guarantees greater asset availability.

 

These subjects, when approached in an integrated way, provide the foundation for engineers, technicians, and students aiming to deepen their knowledge and apply best practices in industry.

bottom of page