
Treinamento desenvolvido para:
Grupo Forte Eventos

O Grupo Forte Eventos é uma empresa com sede em São Paulo, fundada em 1993, especializada em infraestrutura elétrica e hidráulica temporária para eventos, além de locação de banheiros modulares, aterramento, SPDA, e serviços de engenharia, todos seguindo normas nacionais e internacionais como as do Corpo de Bombeiros.
Com equipe certificada em NR‑10 e NR‑35, atende grandes eventos como Lollapalooza, Fórmula Indy, Skol Beats, Campus Party e shows internacionais, operando também em Canoas, Rio de Janeiro e Bogotá, demonstrando atuação robusta no mercado de eventos corporativos e de entretenimento
CONHEÇA O INSTRUTOR DO TREINAMENTO:

Ricelli Camargo é engenheiro eletricista pela UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá, graduado em janeiro de 1998.
Atua a mais de 25 anos no projeto e acompanhamento de execução de projetos elétricos, tendo atuado em grandes empresas do segmentos, tais como, Alstom, ABB, Siemens, Bureau Veritas, entre outras.
DETALHES DO TREINAMENTO

O público desse treinamento foi formado por mecânicos, técnicos e engenheiros envolvidos nos processos de instalação de campo e também os funcionários que preparam os equipamentos elétricos e mecânicos.
Este treinamento teve como objetivo capacitar os participantes nos princípios de segurança em instalações e serviços com eletricidade, com base na NR 10 e nas exigências da NBR 5410:2004, promovendo uma atuação segura, preventiva e conforme às normas.
O conteúdo começou com uma introdução aos choques elétricos e suas características, seguida da classificação dos riscos elétricos segundo a NBR 5410, abordando os conceitos de zona de risco, zona controlada e zona livre, além dos procedimentos de desenergização, reenergização e sinalização de segurança.
Na sequência, foram apresentadas as definições fundamentais da NR 10, como análise de riscos, tipos de trabalhadores, documentação técnica e características das instalações elétricas, além das exigências normativas sobre barreiras, bloqueios, isolamento de partes vivas e proteção reforçada.
O curso também abordou os equipamentos de proteção coletiva (EPC) e os equipamentos de proteção individual (EPI), detalhando os deveres do empregador e do empregado, além de exemplos práticos, como o uso adequado de calçados de segurança.
Por fim, foram discutidos os acessórios de equipamentos elétricos, incluindo travas, acionamentos externos, capas protetoras e kits de bloqueio e sinalização, com atenção especial às medidas de segurança em trabalhos em altura.
Com isso, os participantes adquiriram conhecimento essencial
Nesse treinamento foram abordados os seguintes tópicos:
1. INTRODUÇÃO
1.1. Características dos choques elétricos
1.2. Classificações de acordo com a norma NBR 5410:2004
2. DEFINIÇÕES DA NR 10
2.1. Análise dos riscos em instalações elétricas
2.2. Classificação dos tipos de trabalhadores
2.3. Zona de risco, zona controlada e zona livre
2.4. Desenergização
2.5. Reenergização
2.6. Sinalização de segurança
2.7. Documentação
2.8. Características das instalações elétricas
3. EXIGÊNCIAS DA NORMA NBR 5410:2004 RELACIONADAS À SEGURANÇA
3.1. Barreiras e invólucros
3.2. Bloqueios e impedimentos
3.3. Obstáculos e anteparos
3.4. Isolamento das partes vivas
3.5. Isolação dupla ou reforçada
4. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA – EPC
5. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI
5.1. Considerações iniciais
5.2. Deveres do empregador
5.3. Deveres do empregado
5.4. Exemplos de EPI
5.5. Calçados de segurança
6. ACESSÓRIOS DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS
6.1. Considerações iniciais
6.2. Travas
6.3. Acionamentos externos
6.4. Capas protetoras
6.5. Kits de bloqueio e sinalização
6.6. Trabalho em altura