top of page

IGUA VEDAÇÃO INDUSTRIAL (GAXETA E SELO)

Treinamento com foco nos aspectos conceituais e práticos dos selos mecânicos mais comuns em bombas usadas em estação de tratamento de esgosto.

Treinamento desenvolvido para:

IGUA SANEAMENTO

A Iguá Saneamento é uma das principais empresas privadas de saneamento do Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe, atendendo cerca de 6 milhões de pessoas por meio de concessões e parcerias público privadas.

Fundada em 2017, a companhia é signatária do Pacto Global da ONU, figura entre as melhores para trabalhar e investe anualmente cerca de 5% do faturamento em inovação para acelerar a universalização dos serviços e promover práticas sustentáveis.

CONHEÇA O INSTRUTOR DO TREINAMENTO:

usp
micelli camargo
unifei

Micelli Camargo é engenheiro mecânico pela UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá e Mestre em Tecnoligia Nuclear pelo IPEN- USP (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo), além de ser especialialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Uniderp e também MBA em Executivo em Marketing pela FGV - Fundação Getúlio Vargas.

Mais de 20 anos de carreira, sendo 16 anos envolvido na área de bombas e equipamentos industriais atuando com engenheiros de vendas e aplicação e também instrutor técnico, ministrando treinamentos diversos.

Criou o canal Engenhria e Cia em 2016 e desde então vem compartilhando conteúdo técnico na área de engenharia, tanto do ponto de vista conceitual, com prático.

2018 foi lançado o primeiro curso online, dando inicio a trajetória da Engenharia e Cia: Cursos e Treinamentos com seus cursos e treinamentos online.

Em 2022 teve início o atendimento corporativo, tendo realizado dezenas de treinamentos com centenas de profissionais treinados. desde então.

Hoje, possui parceria com empresas do ramo de bombas e selos mecânicos como a OMEL, a VALLAIR e o EMBRASEAL para ministrar treinamentos para seus funcionários e clientes.

DETALHES DO TREINAMENTO

bomba instalacao 2.png

O público desse treinamento foi formado por mecânicos, técnicos e engenheiros envolvidos nos processos de instalação de campo e também os funcionários que preparam os equipamentos elétricos e mecânicos.

Este treinamento teve como objetivo apresentar os principais tipos de sistemas de vedação industrial, com foco em gaxetas de compressão e selos mecânicos, abordando suas aplicações, especificações e procedimentos de instalação.

O conteúdo iniciou com uma introdução aos diferentes elementos de vedação, como O-rings, juntas, retentores, labirintos e selos mecânicos. Em seguida, foram exploradas as gaxetas de compressão, incluindo materiais, lubrificantes, formas construtivas e critérios de especificação baseados nos parâmetros STAMPS (Size, Temperature, Application, Media, Pressure, Speed), além de orientações para instalação e limites de vazamento aceitáveis.

A segunda parte abordou os selos mecânicos, seu princípio de funcionamento, tipos construtivos, critérios de balanceamento e movimentação, além de instruções para instalação, testes de vedação e análise de planos de selagem conforme a norma API (Planos 11, 13, 52 e 53A).

Ao final, os participantes estavam capacitados a selecionar, instalar e avaliar sistemas de vedação, promovendo maior confiabilidade e eficiência nos equipamentos industriais.

Nesse treinamento foram abordados os seguintes tópicos:

1. INTRODUÇÃO
1.1. Anel O (O-Ring)
1.2. Junta
1.3. Gaxeta de Compressão
1.4. Retentor
1.5. Labirinto
1.6. Selos Mecânicos

2. GAXETAS DE COMPRESSÃO
2.1. Materiais das Gaxetas
2.2. Formas Construtivas das Gaxetas
2.3. Lubrificantes
2.3.1. Gaxetas Teflonadas
2.3.2. Gaxetas com Lubrificantes Sintéticos
2.3.3. Gaxetas com Lubrificantes a Base de Silicone
2.3.4. Gaxetas com Lubrificantes Sólidos
2.4. Procedimentos para Especificação
2.4.1. Size ou Tamanho
2.4.2. Temperature ou Temperatura
2.4.3. Application ou Aplicação
2.4.4. Media ou Meio ou Produto
2.4.5. Pressure ou Pressão
2.4.6. Speed ou Velocidade
2.4.7. Especificação Passo a Passo
2.5. Vazamento Residual Aceitável
2.6. Instalação de Gaxetas

3. SELOS MECÂNICOS
3.1. Introdução
3.2. Funcionamento de Um Selo Mecânico
3.3. Tipos de Selos Mecânicos
3.3.1. Forma Construtiva
3.3.2. Quantidade de Molas
3.3.3. Quantidade de Selos Mecânicos
3.3.4. Movimentação da Vedação Secundária
3.3.5. Fator de Balanceamento
3.4. Instalação de Selos Mecânicos
3.5. Teste de Vazamento em Selos Mecânicos
3.5.1. Teste de bancada
3.5.2. Teste de Oficina
3.6. Planos de Selagem Ou Sistemas Auxiliares de Selagem
3.6.1. Plano API 11 – Recirculação da Descarga
3.6.2. Plano API 13 - Recirculação Inversa
3.6.3. Plano API 52 - Selo Duplo Não-Pressurizado
3.6.4. Plano API 53A - Selo Duplo Pressurizado
3.6.5. Plano API 52 versus Plano API 53A

bottom of page