
Conteúdo da Aula
O golpe de ariete é um fenômeno hidráulico que ocorre em decorrência de um transiente hidráulico, ou seja, quando há uma mudança abrupta no escoamento de um fluido.
No escoamento em regime permanente a vazão e a pressão se mantêm constantes em cada ponto ao longo do tempo, no entanto, se algo muda, como por exemplo, quando uma válvula fecha, uma bomba para, ou há alterações no uso de ar comprimido, temos o chamado escoamento em regime não permanente ou escoamento em regime transitório.
Essa alteração abrupta ao se fechar a válvula gera uma pressão súbita, capaz de causar um verdadeiro "choque" na tubulação, assim é o “golpe de aríete”.
Em alguns casos, essa pressão pode atingir até 10 vezes o valor original. Digamos que a pressão normal seja 10 bar, durante o golpe, ela pode chegar a 100 bar em frações de segundo.
Esse fenômeno pode resultar em vibração intensa, a tubulação "treme" ou faz movimento de estufar ou contrair ou até romper, trazendo riscos elevados à segurança e integridade dos equipamentos.
Além disso, pode surgir um pico negativo de pressão, capaz de reduzir o valor abaixo da pressão de vapor do líquido, provocando cavitação.
Em alguns casos ocorre o que chamamos de separação de coluna (vaporização total do líquido), um efeito ainda mais crítico do que o próprio golpe de ariete.
🔧 Para mitigar isso, aplicam-se procedimentos controlados ao ligar, desligar ou operar válvulas:
- Fechamento parcial e progressivo da válvula, evitando o fechamento brusco;
- Uso de válvulas de retenção, que impedem o retorno de fluido à bomba e absorvem parte da pancada, protegendo tanto a tubulação quanto a bomba.
- uso de válvulas de alívios ou algum outro método de absorção do golp.
Essas práticas são cruciais em sistemas industriais para evitar falhas catastróficas, reduzir manutenção e aumentar a vida útil dos equipamentos.
Gravamos um vídeo sobre o tema, para assistir acesse: https://lnkd.in/dDhKWc38
Deixa ai nos comentários, o que você achou da nossa postagem.
Para aprofundar seus conhecimentos em bombas inscreva-se na ESCOLA DE BOMBAS E EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS, saiba mais em https://lnkd.in/dRfkgV-V
Conheça o Professor dos Vídeos

