
Vídeos Bombas Industriais
Essa é a nossa playlist gratuita sobre bombas e equipamentos industriais disponível no nosso canal no youtube..
Confira abaixo a lista de vídeos já incorporados ao nosso site CLICANDO AQUI.
[A] BOMBAS INDUSTRIAIS: TIPOS - APLICAÇÕES
![[A] BOMBAS INDUSTRIAIS: TIPOS - APLICAÇÕES](https://i.ytimg.com/vi/BiSPT76tGM4/maxresdefault.jpg)

Influencia do Diâmetro no Dimensionamento da Bomba da Instalação de Bombeamento | Como Especificar
![O QUE É GOLPE DE ARÍETE [BOMBAS INDUSTRIAIS]](https://i.ytimg.com/vi/PrxPHUC3704/mqdefault.jpg 1x, https://i.ytimg.com/vi/PrxPHUC3704/maxresdefault.jpg 2x)
O QUE É GOLPE DE ARÍETE [BOMBAS INDUSTRIAIS]
![O QUE É GOLPE DE ARÍETE [BOMBAS INDUSTRIAIS]](https://i.ytimg.com/vi/pcAVEdgF6HA/mqdefault.jpg 1x, https://i.ytimg.com/vi/pcAVEdgF6HA/maxresdefault.jpg 2x)
O QUE É GOLPE DE ARÍETE [BOMBAS INDUSTRIAIS]
Confira os Vídeos Disponíveis
Confira logo abaixo as aulas que temos dispoíveis no nosso canal no youtube.
Como a atualização não é automática, a lista abaixo pode estar incompleta e, portanto, sugerimos conferir no youtube a lista completa.
O golpe de ariete é um fenômeno hidráulico que ocorre em decorrência de um transiente hidráulico, ou seja, quando há uma mudança abrupta no escoamento de um fluido.
No escoamento em regime permanente a vazão e a pressão se mantêm constantes em cada ponto ao longo do tempo, no entanto, se algo muda temos o chamado escoamento em regime não permanente ou escoamento em regime transitório.
O funcionamento e o ponto de operação de uma bomba centrífuga são temas fundamentais para profissionais que lidam com sistemas de bombeamento.
Neste vídeo, vamos explicar de forma didática como funciona uma bomba centrífuga e como determinar seu ponto de operação correto.
A bomba centrífuga é um dos equipamentos mais utilizados na indústria para movimentação de fluidos.
Seu funcionamento se baseia no princípio da força centrífuga, sendo classificada como uma máquina de fluxo, pois ocorre uma variação na velocidade do fluido durante seu escoamento através do rotor.
Quando falamos sobre bombas centrífugas, é essencial entender dois conceitos fundamentais: a curva característica da bomba e a curva do sistema ou curva da instalação
Esses gráficos são usados para representar o comportamento da bomba e da instalação em termos de energia e vazão.
As bombas dosadoras são equipamentos essenciais em processos industriais que exigem o controle preciso de vazões.
Como o próprio nome sugere, elas são utilizadas para dosar quantidades exatas de fluidos, sendo fundamentais para garantir a qualidade de processos químicos, alimentícios, farmacêuticos, entre outros.
Quando falamos em dimensionamento de uma instalação de bombeamento, estamos nos referindo à determinação do tamanho adequado dos componentes, especialmente da bomba.
O dimensionamento é um processo comum na engenharia e pode ser aplicado a diversos equipamentos, como motores elétricos, ventiladores, compressores e, claro, bombas centrífugas.
O anel de desgaste é um componente essencial nas bombas centrífugas, projetado especificamente para proteger partes mais caras e complexas do equipamento, como o rotor e a carcaça, contra o desgaste mecânico natural do funcionamento.
As bombas de vácuo são equipamentos essenciais em diversas aplicações industriais e laboratoriais.
Mas o que exatamente é uma bomba de vácuo, como ela funciona e quais são os seus principais tipos?
No universo da manutenção industrial, um problema que pode parecer simples à primeira vista, mas que pode gerar consequências graves, é o "pé manco" em equipamentos.
Esse termo se refere a uma condição em que um dos pés do equipamento não encosta corretamente na superfície onde ele está instalado.
O golpe de ariete é um dos fenômenos mais críticos relacionados aos transientes hidráulicos em sistemas de escoamento de fluidos.
Ele ocorre quando há uma mudança brusca na velocidade do fluido, geralmente causada pela abertura ou fechamento rápido de válvulas ou pela partida e parada de bombas.
Compressores são equipamentos essenciais na indústria, utilizados para comprimir gases de diferentes tipos, entre eles o ar, amplamente empregado como forma de energia.
A função principal de um compressor é reduzir o volume de um gás, aumentando sua pressão.