top of page

CONHECENDO AS BOMBAS DE VÁCUO

O que são e quais os principais tipos?

Aprenda mais sobre as bombas de vácuo

Aprenda mais sobre as bombas de vácuo

Conteúdo da Aula

CONHECENDO AS BOMBAS DE VÁCUO

BOMBAS DE VÁCUO: FUNCIONAMENTO E TIPOS

As bombas de vácuo são equipamentos essenciais em diversas aplicações industriais e laboratoriais. Mas o que exatamente é uma bomba de vácuo, como ela funciona e quais são os seus principais tipos?

O que é uma bomba de vácuo?

Uma bomba de vácuo é um equipamento projetado para remover gases (geralmente o ar) de um sistema, criando assim uma região de pressão inferior à pressão atmosférica. Isso é o que se chama de gerar vácuo.

Pressão Absoluta vs. Pressão Efetiva

Para entender o conceito de vácuo, é importante diferenciar dois tipos de pressão: a pressão absoluta e a pressão efetiva. A pressão absoluta é medida a partir do zero absoluto, enquanto a pressão efetiva é medida em relação à pressão atmosférica. Quando a pressão de um sistema está abaixo da atmosférica, dizemos que ele está em vácuo.

Como se gera o vácuo?

Gerar vácuo significa remover os gases de um ambiente fechado. Quanto mais gás é retirado, menor será a pressão interna, aproximando-se do vácuo absoluto (zero pressão absoluta), o que, na prática, é extremamente difícil de alcançar.

Principais tipos de bombas de vácuo

Bombas de Palhetas
Utilizam um rotor excêntrico e palhetas móveis que criam regiões de expansão e compressão do gás, permitindo a sua remoção do sistema.

Bombas de Diafragma
Possuem uma membrana que oscila para aumentar e diminuir o volume de uma câmara, realizando o mesmo princípio de sucção e compressão.

Bombas de Lóbulos (Roots)
Usam lóbulos giratórios sincronizados que aprisionam e transportam o gás. Também são aplicadas como sopradores.

Bombas de Anel Líquido
Um rotor excêntrico gira em um anel de líquido (geralmente água), criando regiões de compressão e expansão de gás. Exigem controle da temperatura do líquido para evitar cavitação.

Vazão em Bombas de Vácuo

Diferente de bombas centrífugas, a vazão de uma bomba de vácuo não é constante. Isso ocorre porque, à medida que menos moléculas de gás permanecem no sistema, torna-se mais difícil captá-las, mudando o regime de escoamento para o chamado escoamento molecular.

Portanto, a especificação de vazão em bombas de vácuo serve como referência, mas varia durante o processo de remoção de gás.

Para assistir a explicação, acesse o vídeo com o link: https://lnkd.in/dp3h_QQU

Nossos canais no Youtube:

logo academico transparente.png
icone youtube.png
logo novo youtube.png
icone youtube.png

Conheça o Professor dos Vídeos

logo usp 2.png
micelli_camargo.jpg
LOGO UNIFEI.png

Micelli Camargo é:

- Engenheiro Mecânico pela UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá
- Mestre em Tecnologia Nuclear pelo IPEN- USP (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo)
- Especialialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Uniderp, e também cursou
- MBA em Executivo em Marketing pela FGV - Fundação Getúlio Vargas.

Mais de 20 anos de carreira, sendo 16 anos envolvido na área de bombas e equipamentos industriais atuando com engenheiros de vendas e aplicação e também instrutor técnico, ministrando treinamentos diversos.

Como professor já passou de 25 anos de experiência, incluindo a atuação como professor universitário por 5 anos em uma faculdade de Engenharia Mecânica na cidade de São Paulo.

Criou o canal Engenhria e Cia em 2016 e desde então vem compartilhando conteúdo técnico na área de engenharia, tanto do ponto de vista conceitual, com prático, hoje com quase 50.000 inscritos

2018 foi lançado o primeiro curso online, dando inicio a trajetória da Engenharia e Cia: Cursos e Treinamentos com seus cursos e treinamentos online e já atingiu a marca de 1200 alunos em seus cursos e treinamentos online.

Em 2022 teve início o atendimento corporativo pela Engenharia e Cia, tendo realizado dezenas de treinamentos com centenas de profissionais treinados.

Hoje, possui parceria com empresas do ramo de bombas e selos mecânico, como a OMEL, a Vallair e a Embraseal para ministrar treinamentos para seus funcionários e clientes.

bottom of page