top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

O QUE É PÉ MANCO EM EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

  • Foto do escritor: Micelli Camargo
    Micelli Camargo
  • 9 de jul.
  • 2 min de leitura
pé manco de equipamentos

Antes de começarmos, gostaria de receber novidades dos nossos conteúdos via whats? Se sim, inscreva-se pelo link https://hotm.art/whatsnews


No universo da manutenção industrial, um problema que pode parecer simples à primeira vista, mas que pode gerar consequências graves, é o "pé manco" em equipamentos. Esse termo se refere a uma condição em que um dos pés do equipamento não encosta corretamente na superfície onde ele está instalado.


Para entender melhor, imagine uma cadeira com quatro pernas. Se uma das pernas for mais curta ou mais longa, a cadeira não vai se apoiar de forma estável. O mesmo ocorre com máquinas e equipamentos industriais: se um dos pés não estiver bem apoiado, o equipamento fica instável e isso pode levar a problemas graves, como vibrações e desalinhamentos.


Existem duas principais situações que caracterizam o pé manco:


  1. Pé não encostando no solo: Quando, por exemplo, três pés estão firmes e um deles está suspenso. Isso faz com que o equipamento fique "dançando" ou instável.

  2. Parafuso solto: Mesmo com os quatro pés apoiados, se um dos parafusos estiver solto, ele pode causar um desbalanceamento que também é classificado como pé manco.


O problema se agrava quando, ao apertar os parafusos do pé manco, o equipamento sofre uma distorção. Isso compromete o alinhamento, já que o eixo de rotação pode ser alterado, gerando desalinhamento e consequente desgaste prematuro de componentes.


Para corrigir o pé manco, especialmente quando ele é identificado de forma clara, a solução mais comum é a utilização de cálcios (calços) para preencher o espaço e estabilizar o equipamento. No entanto, existem casos mais complexos, como o pé manco em cunha, onde o apoio está em ângulo. Nesse caso, é preciso utilizar técnicas como o escalonamento de calços ou o uso de resina epóxi para preencher e estabilizar o pé corretamente.


Outra alternativa, mais definitiva, é o reusinamento da base do equipamento ou até mesmo da estrutura onde ele será instalado. Contudo, essa é uma solução mais trabalhosa e custosa, exigindo a retirada do equipamento e sua posterior reinstalação.


Por fim, é essencial sempre verificar a existência de pé manco antes de realizar o alinhamento de um equipamento. Corrigir esse problema é um passo fundamental para garantir o bom funcionamento e a longevidade dos componentes mecânicos.


Gravamos um vídeo sobre o tema, para assistir acesse:


Para aprofundar seus conhecimentos em equipamentos, no pé manco e em alinhamento, faça nosso CURSO PRÁTICO ALINHAMENTO DE EIXOS, saiba mais e inscreva-se clicando na imagem seguinte:

curso alinhamento

Contatos:

 
 
 

Comentários


loja do mecanico.png
bottom of page